Viagem à São Paulo também oportunizará ampliar conhecimento sobre novo negócio

O empresário Carlos Magno Nery de Oliveira, da Araguaia Networks, será um dos campuseiros curadores da 10ª edição da Campus Party Brasil (CPBr), que será realizada no Anhembi, em São Paulo, de 31 de janeiro à 5 de fevereiro de 2017. Experiente, esta será sua 6ª participação consecutiva no evento.

Carlos Magno Nery de Oliveira é Empreendedor e Analista de Sistemas. Foto: arquivo pessoal.

A oportunidade surgiu com a publicação de um edital em novembro de 2016, que resultou em quase 200 inscrições. Na última fase, os participantes da CPBr escolheram os 50 eventos que seriam aceitos pela organização. Minha submissão, uma palestra sobre Angular 2, tecnologia usada para desenvolvimento Web e mobile, fechou a votação em 13º lugar e será ministrada pela Profª Loiane Groner, de São Paulo.

A Campus Party surgiu na Espanha, em 1997. Posteriormente, estendeu-se a outros países como Brasil, Colômbia, México, EUA e Argentina. Hoje é considerada um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade, empreendedorismo e entretenimento digital de todo o mundo, tendo reunido milhares de pessoas em um único espaço.

Com 5 participações consecutivas na CPBr, Magno atou em várias ações, conheceu personagens importantes da ciência e da cultura nerd, e fez muito networking. Fotos: arquivo pessoal.

AMPLIANDO CONHECIMENTO

Além da Araguaia Networks, que mantém há 13 anos, e docência no Ensino Profissional e Tecnológico, Magno iniciou um novo negócio em Barra do Garças (MT) no final de 2016: o Coworking Araguaia, um modelo que implementa um ambiente de trabalho com o objetivo de colaborar e promover o empreendedorismo.

Nesse modelo, as pessoas podem alugar uma estação de trabalho em ambientes compartilhados ou privativos e salas de reuniões por hora ou ser mensalista. Por um preço fixo, além de terem à disposição serviços essenciais, como ambiente climatizado, Internet, limpeza, manutenção, água e café à vontade, os coworkers têm a possibilidade de estabelecer uma nova rede de contatos (networking) e prospectar novos negócios.

Ele disse ainda que sabe da dificuldade de implementar uma nova cultura, especialmente longe dos grandes centros, mas que o baixo investimento pode ser um atrativo.

Aproveitando sua viagem à São Paulo, o empresário pretende aprender mais sobre o novo projeto. Para isto, agendou visita ao Campus São Paulo – Google Space (não confundir com a Campus Party).

O Campus São Paulo foi inaugurado em 2016 pelo Google e é, possivelmente, o maior espaço coworking do Brasil. Já confirmei minha participação em um meetup dia 7 de fevereiro e estou aguardando novos eventos. Irei visitar outros espaços, se houver tempo.

Campus São Paulo – Google Space.